sábado, 30 de Março de 2013

A amniocentese

Amniocentese... que palavra assustadora... Lembro-me perfeitamente de ler sobre o assunto e de me parecer algo extremamente doloroso e impossível de aguentar. Para quem não sabe, a amniocentese é um procedimento onde se recolhe um pouco de líquido amniótico para análise; no meu caso foi feita para confirmar o diagnóstico do rastreio bioquímico...

...E foi O PERÍODO mais assustador da gravidez da G.

Tínhamos feito a ecografia do primeiro trimestre e estava tudo óptimo, os marcadores não indicavam indício nenhum de trissomias ou de qualquer outra complicação. O rastreio bioquímico foi feito com muita confiança e sempre com um sorriso de orelha a orelha. "Eu ligo se houver alguma coisa" disse a médica... E ligou... Ia eu entretida a cantarolar no carro, numa sexta-feira, a pensar em tudo e mais alguma coisa, menos em receber este telefonema.
Sem entrar em grande detalhe, um dos resultados do rastreio indicou risco aumentado para Síndrome de Down e a melhor maneira de confirmar o diagnóstico seria com a amniocentese. É claro que não pensámos duas vezes, na terça-feira seguinte de manhã estava marcada a hora para a amnio.

O procedimento em si não é doloroso... é esquisito! Sente-se uma picadita e depois um pouco de pressão, mas nada que não se aguente bem. Primeiro faz-se a ecografia para ver por onde a criança e depois é só recolher o líquido. Foi com esta eco que se descobriu A Gabriela; até à data não sabíamos se era menino ou menina. :)))))))))))))

Depois é descanso, e tudo a velocidade -20! As primeiras 24 horas passam-se deitadinha na cama e sem esforços, depois disso é ir gradualmente começando a viver a vida normalmente. Eu fiz a amnio numa terça e só regressei ao trabalho na segunda-feira seguinte. Antes do regresso foi feita uma eco para garantir que estava tudo bem e que a bebé não tinha sido afectada.

2 SEMANAS DE ESPERA??? Sim, foi o que tive que esperar até receber os resultados. Tudo correu bem mas só quem passa por aquelas duas semanas é que sabe o que é o telefone tocar e nunca ser quem queremos ouvir.

Assim que recebi as notícias respirei de alívio, apesar da médica ter dito que na grande maioria dos casos a amniocentese não confirma o diagnóstico do rastreio. A partir daqui a gravidez desenrolou-se de uma forma tranquila e, muito sinceramente, já me ocorreu que, se voltar a engravidar, não será melhor fazer a amniocentese e ficar tudo "claro como água".

Resultado do rastreio bioquímico!
Resultados da amniocentese! :)

Fica a minha experiência!
Espero que ajude!
Beijinho, beijinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...